Entenda porque o Vinho Verde é sucesso mundial e tão requisitado no Brasil! | Vinde Vinho

Vinde Vinho

VINDE VINHO

Entenda porque o Vinho Verde é sucesso mundial e tão requisitado no Brasil!

Postado em: Cultura

O mundo dos vinhos ainda é um bebê em solo brasileiro. Pouco a pouco estamos moldando nosso gosto, nosso estilo, e descobrindo novidades! Mas algumas novidades nem são tão novas assim… O Vinho Verde vem para provar isso!

Vinho Verde é uma Denominação de Origem que ocupa a região norte de Portugal, entre os rios Douro e Minho. O nome nada tem a ver com a cor do vinho – até porque existem Vinhos Verdes brancos, rosés, tintos e espumantes. E também não tem a ver com colher a uva verde! As uvinhas tem que estar maduras para serem vinificadas… O nome vem da região do Minho – verdejante por excelência, natureza frondosa, coisa linda de se ver até no inverno!

Esta região demarcada em 1908 produz vinhos que tem sido um atrativo para os jovens bebedores – são leves, refrescantes e muito aromáticos, e assim se mostram ótimos parceiros para eventos descontraídos e conversas descompromissadas. Os Vinhos Verdes são excelentes para serem utilizados em coquetéis – é só ficar à vontade e deixar a criatividade rolar!

Devido ao terroir, estes vinhos são sempre mais fracos, apresentando entre 8% e 10% de álcool, e às vezes tem uma tradicional “agulhadinha” na língua – que é um pequeno residual de gás carbônico da fermentação – o que aumenta ainda mais o frescor da bebida.

Uma característica muito legal destes vinhos são as uvas que o produzem – Avesso, Loureiro, Alvarinho, Vinhão – não é todo dia que a gente encontra isso engarrafado, não é mesmo!

Para você que quer começar sua exploração neste tipo de vinho, ou já conhece faz tempo, seguem nossas dicas para degustação:

1. Casal Garcia Vinho Verde Branco (importado pela Interfood) – o clássico dos clássicos deste estilo de vinho. O Casal Garcia Branco é refrescante, aromático e tem gosto de história. Produzido com as uvas Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal – é o Vinho Verde que todo mundo precisa provar!

2. 3 Autores Verde DOC (importado pela Segala e Perini) – a Vidigal Wines, vinícola que produz este vinho, é famosa pela maneira moderna que atinge o seu público. O 3 Autores Verde DOC é cítrico, refrescante, com um dulçor ligeiro, que o deixa facílimo de beber. Cuidado! Uma garrafa é pouco!

3. Anjos de Portugal Vinho Verde Rosé (importado pelo Festval) – um Vinho Verde rosé delicioso, com aromas de frutas vermelhas e florais. Muito delicado e com as agulhadinhas típicas da região!

Por Jonas Martins.

Comentários

Nunhum comentário, seja o primeiro a comentar no formulário abaixo!

Compartilhar

Deixe um Comentário

Sommelier Responde: sommelier@vindevinho.com.br
Sugestões de pauta: dicas@vindevinho.com.br
ENVIE SEU VÍDEO, TEXTO E IMAGENS

Avalie:

Anuncie no Vinde Vinho, Nosso guia é grátis!

Jantares enogastronômicos, degustações, feiras, festivais, inaugurações, palestras, mini-cursos, lançamento de produtos, Restaurantes, cafés, bares, adegas, empórios, supermercados, vinícolas, lojas de conveniência.

Saiba Mais