Vinde Vinho

VINDE VINHO

Entrevista com Jonas Martins – Engenheiro Agrônomo e Sommelier.

Postado em: Cultura

Ceia de Natal: como agradar todos os gostos e ainda harmonizar com a ceia de natal. O sommelier Jonas Martins conversa com a jornalista Fernanda Ferreira sobre esse tema e indica alguns tipos de vinhos mais fáceis de harmonizar com os pratos natalinos.

VINHOS PARA O NATAL

As festas de final de ano estão chegando!! Para muitos, e eu me incluo nesses muitos, é a época mais esperada do ano – comemos bem, ganhamos presentes, passamos tempo com nossa família e ainda tem espaço para ótimos vinhos!

Se a intenção for fazer um natal inesquecível, podemos dar uma caprichada na escolha das bebidas que vão acompanhar aquela ceia deliciosa. E minha primeira dica é seguinte: desencane! Devido a nossa mistura de culturas, a variedade de pratos servidos numa ceia pode ser enorme, e com tantos estilos diferentes caímos numa sinuca de bico – ou escolho uma grande variedade de rótulos para harmonizar com tudo (o que não é má ideia, só lembre de me convidar que eu quero participar!), ou vamos atrás de vinhos mais coringas, que conseguem se dar bem com uma grande variedade de pratos. Pensando nesse segundo cenário, vou dar meus pitacos para ajudar na sua escolha:

1. Espumantes – aquelas bolhinhas fazem maravilhas! Limpam e refrescam o paladar, ajudam na intensidade em que sentimos os sabores, sem contar que é um charme tomar um espumante… Minha dica é escolher os Espumantes Brut brasileiros – somos um dos melhores produtores do mundo nesse tipo de bebida! Caso apareçam castanhas e queijos fortes na sua ceia, escolha os produzidos no Método Tradicional.

2. Brancos Amadeirados – seguindo a mesma linha de pensamento dos espumantes de Método Tradicional, a madeira trás características que vão super bem com as castanhas. Eu acho muito legal esse estilo de vinho com queijos e geleias – e já fica a dica pra uma entradinha simples e deliciosa! Minha irmã sempre faz com gorgonzola e cebola caramelizada – dá vontade de só comer isso! Aqui é legal ir de Argentina, Califórnia, Douro e Brasil também.

3. Rosés – eu gosto de vinhos rosés tanto quanto gosto de natal! Os rosés são ótimos coringas na harmonização, para todas as épocas do ano (pode tomar vinho gelado no inverno também, tá bom pessoal!). O peru, aquele porquinho, o arroz à grega, vão ficar mehores com um belo rosé da Provence, ou um mais pesadinho do Chile ou Argentina. A Itália produz belos rosés na Toscana, pouco explorados por aqui ainda!

4. Tintos – eu sempre recomendo não carregar no peso do vinho. Como já falei sobre a variedade de pratos, os mais leves tendem a ser muito mais simpáticos nas harmonizações. Minhas dicas aqui vão do mais óbvio Pinot Noir – o Chile é campeão no custo/benefício aqui – até alguns vinhos um pouco esquecidos pela maioria, como os italianos Valpolicella e Chianti. Eu gosto muito de vinho espanhol, e a região de Rioja tem produzido vinhos muito macios e elegantes (além de deliciosos!) que irão ser uma ótima companhia.

5. Sobremesa – para acompanhar aquele pudim da tia ou o famoso pavê que a sua vó faz, eu recomendo os espumantes da uva Moscatel. Aqui os brasileiros nadam de braçada e produzem bebidas muito agradáveis! Se já tomou espumante na entrada e não quer repetir, os vinhos de Colheita Tardia são ótima dica também. Eu gosto muito dos chilenos aqui, mas tem de tudo quanto é lugar do mundo! Sempre geladinhos, não se esqueçam!

Bom, espero ter ajudado! Fica aqui meu abraço e Feliz Natal a todos!

Por Jonas Martins

Comentários

Nunhum comentário, seja o primeiro a comentar no formulário abaixo!

Compartilhar

Deixe um Comentário

Sommelier Responde: sommelier@vindevinho.com.br
Sugestões de pauta: dicas@vindevinho.com.br
ENVIE SEU VÍDEO, TEXTO E IMAGENS

Avalie:

Anuncie no Vinde Vinho, Nosso guia é grátis!

Jantares enogastronômicos, degustações, feiras, festivais, inaugurações, palestras, mini-cursos, lançamento de produtos, Restaurantes, cafés, bares, adegas, empórios, supermercados, vinícolas, lojas de conveniência.

Saiba Mais