Vinde Vinho

VINDE VINHO

Praia, piscina e vinho. Será?

Postado em: Cultura

O verão está aí e para muita gente isso é sinônimo daquela viagem ao litoral, de dias em que o único compromisso é colocar o chinelo, passar um protetor solar e passar o dia na areia! Tem coisa melhor? Eu não sei se tem, mas sei que o que é bom sempre pode ficar melhor! Vocês devem estar se perguntando como, e pasmem, aqui no portal Vinde Vinho nossa dica é… que rufem os tambores… Vinho!!

Em seu universo imenso, o vinho oferece muitas opções de estilos que vão bem na beira do mar ou da piscina, harmonizando com petiscos e pratos, ou sendo aproveitados sozinhos. Então vamos falar de alguns deles!

Espumantes – essa é a escolha da maioria! As borbulhas refrescam, além de provocar a gente sempre a tomar um pouquinho mais… Tipo beijo de namorada, sempre dá vontade de mais um! Com esse romantismo eu deixo minha dica de espumantes rosés, que são saborosíssimos, e na minha opinião, devido ao maior frescor e fruta, os espumantes do método Charmat são mais adequados! Ah, sabe aquela isca de peixe? Ótima harmonização!

Vinhos Brancos – aqui tudo vai bem! Mas vou dar uma dica bem específica: alguns vinhos trazem como característica a mineralidade. Já tomou um vinho que parece salgadinho? Essa é uma das características! Outras remetem aos aromas de pedra mesmo, ou de brisa do mar… Minha sugestão é procurar um Sauvignon Blanc do Vale de Leyda no Chile, geralmente eles são um pouquinho mais caros que normal, não se assuste! Mas com Sauvignon Blanc comprado aposte nas ostras! A mineralidade de ambos faz uma harmonização de dar pirueta na piscina! Sem contar que tomar um vinho, na areia da praia, que tem aroma de brisa do mar, é ostentar a décima potência!

Vinhos Rosés – os preferidos do humilde Sommelier que vos escreve. Hoje os rosés estão numa onda de ficar cada vez mais clarinhos, lembrando aos rosés da Provence. Eu até acho legal, mas rosé argentino, chileno, português, espanhol, sempre foi mais escurinho. Reclamação feita, minha sugestão é comprar um rosé espanhol da uva Garnacha ou da uva Bobal. Ambos são muito frutados  e refrescantes, muito saborosos! Harmonização aqui é uma festa – camarão, sashimis, frango a passarinho e  até batata frita! Nem precisa de garfo pra comer!

Vinhos Tintos – não caiam da cadeira de praia, é possível tomar vinho tinto no verão sim! Alguns tintos são para serem consumidos em temperatura mais baixa. Quais, prezado Sommelier? Os levinhos, minha gente! Obviamente nosso leque aqui não é tão grande, mas existe uma técnica de fermentação chamada Maceração Carbônica. Esta técnica resulta em vinhos clarinhos, extremamente aromáticos e com pouco ou nada de taninos. Aqui temos um clássico do vinho mundial – o Beujolais Noveau. Primeiro vinho europeu a ser lançado todo ano, é produzido na França e deve ser consumido por volta de 14°C. Mas eu permito gelar um pouco mais, fiquem tranquilos e sejam felizes!

Vinhos Doces – alvo de muito preconceito e falta de conhecimento, os vinhos suaves podem ser excelentes companheiros para o verão. Os italianos do Piemonte produzem o Moscato d’Asti – que são maravilhosos! Geralmente tem por volta de 8% de álcool, residual de açúcar marcante e bastante acidez – ou seja, é docinho e refrescante! Eu gosto desses vinhos com frutas, fica uma delícia e é a cara do verão!

Bom, o importante disso tudo é aproveitar essa época do ano fazendo o que gosta! Se, assim como eu, você gosta de vinho, conta pra gente sua dica para o verão!

Por Jonas Martins

 

Comentários

Nunhum comentário, seja o primeiro a comentar no formulário abaixo!

Compartilhar

Deixe um Comentário

Sommelier Responde: sommelier@vindevinho.com.br
Sugestões de pauta: dicas@vindevinho.com.br
ENVIE SEU VÍDEO, TEXTO E IMAGENS

Avalie:

Anuncie no Vinde Vinho, Nosso guia é grátis!

Jantares enogastronômicos, degustações, feiras, festivais, inaugurações, palestras, mini-cursos, lançamento de produtos, Restaurantes, cafés, bares, adegas, empórios, supermercados, vinícolas, lojas de conveniência.

Saiba Mais