Vinde Vinho

VINDE VINHO

Qual é a diferença entre Enófilo(a), Enólogo(a) e Sommelier(e)

Postado em: Cultura

O Enófilo(a) é simplesmente o sujeito que ama vinho e que se interessa pelo assunto. Participam de degustações, confrarias e grupos de estudo. Essas pessoas costumam dar preferência total ao vinho ao invés de outras bebidas. Gostam de decorar suas casas com objetos referentes ao vinho, presenteiam com vinho, possuem adegas, colecionam rótulos e amigos fanáticos pelo mesmo prazer. Geralmente a boa gastronomia faz parte desse universo e a isto chamamos “enograstronomia”.

Já o Enólogo(a) é o profissional que cuida da produção do vinho. Para se tornar um desses profissionais é necessário um curso técnico ou Bacharelado. Ele trabalha geralmente em vinícolas e domina a arte e a alquimia de se fazer vinhos. O Enólogo(a) pode cuidar desde a escolha das uvas, do plantio, colheita e da mistura personalizada de cada receita que é única de cada vinho.

Por fim, o Sommelier ou a Sommeliére, é o profissional responsável por cuidar de adegas e cartas de vinhos de bares e restaurantes. Ele também trabalha em importadoras, lojas especializadas e eventos. Quem nunca foi ao um bom restaurante e recebeu a orientação de um Sommelier(e) sobre qual vinho harmonizar com os pratos do cardápio? Não dá para conhecer tudo sobre vinhos e nem conhecer todos eles, para tanto podemos contar com um desses profissionais na escolha ideal para atender gostos variados e combinações infinitas da bebida dos deuses. Podemos dizer que é sempre bom ter um amigo Sommelier(e) por perto para trocar conhecimento e degustar bons vinhos!

Matéria: Fernanda Ferreira

Compartilhar

Anuncie no Vinde Vinho, Nosso guia é grátis!

Jantares enogastronômicos, degustações, feiras, festivais, inaugurações, palestras, mini-cursos, lançamento de produtos, Restaurantes, cafés, bares, adegas, empórios, supermercados, vinícolas, lojas de conveniência.

Saiba Mais